Atividades 2023/24

XV Mostra de Sopas

16/10/23

Objetivos:

- Comemorar o Dia Mundial da Alimentação com mostras de sopas confecionadas pelos encarregados de educação reconhecer o valor nutricional da sopa

- sensibilizar a comunidade educativa para a importância da sopa na alimentação quotidiana

- promover a recuperação do uso da sopa nos hábitos alimentares das famílias, promover hábitos saudáveis.

Nas várias escolas do Agrupamento houve um elevado número de sopas, com grande diversidade de sabores, com cerca de 2370 alunos envolvidos. Esta iniciativa contou com a valiosa contribuição dos Encarregados de Educação que confecionaram uma enorme variedade de sopas. Algumas turmas de 9ºano elaboraram o BI dos alimentos que entravam na confeção de algumas sopas. Face ao enorme número de alunos estrangeiros que têm ingressado no nosso Agrupamento, esta foi uma atividade que promoveu a integração desses alunos/pais/EE com confeção de sopas típicas dos respetivos países. A atividade teve um grande sucesso, pois verificou-se uma enorme adesão por parte dos EE/ famílias.

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Lanches Saudáveis com Ciência

27/12/23

Objetivos:

- Identificar e analisar possíveis erros alimentares

- Discutir a importância da ciência e da tecnologia na evolução dos produtos alimentares_ Identificar riscos e benefícios dos aditivos alimentares

- Interpretar informação contida em rótulos de alimentos

- Relacionar alimentação saudável com prevenção das principais doenças da obesidade

Durante o desenrolar da atividade foi possível a todos os alunos adquirirem e enriquecerem os seus conhecimentos científicos quer teóricos, com análise de rótulos, semáforo nutricional, elaboração de receitas de sandes e lanches saudáveis, quer práticos, com confeção de panquecas e de iogurtes. Este atividade permitiu, também, implementar a flexibilização curricular com desenvolvimento de DAC's (domínios de autonomia curricular), envolvendo o Clube Ciência Viva "sementes de Ciência" e as disciplinas curriculares. Finalmente podemos concluir que os alunos interiorizaram que uma alimentação cuidada e equilibrada, bem como o consumo do lanche da manhã e da tarde, contribuem para a sua saúde e bem estar.

AULA DE CAMPO -Buracas do Casmilo

23/02/24

Entre calcários, fósseis e paisagens deslumbrantes, os alunos fizeram uma caminhada com muitos Milhões de anos, conhecendo o Mundo Jurássico da Serra de Sicó. Nesta experiência única, foi possível explorar as rochas, conhecer os fósseis, descobrir a paisagem cársica/calcária da região, observar algumas das suas características como os campos de lapiás e admirar as imponentes Buracas. As "Buracas do Casmilo" são abrigos rochosos, que impressionam pela sua formação geológica singular. Elas são o que resta de uma enorme gruta que existia no interior do monte. Estamos certos de, com a realização desta aula de campo, estar a contribuir para a proteção, para a valorização e para a dinamização essencialmente do património geológico, mas também do património natural e cultural, favorecendo o aprofundamento e a divulgação do conhecimento científico.

Iniciação à programação/Oficina Digital - 4ºano (Oferta Complementar)

Durante o 1.º período foram abordados conteúdos relativos às Tecnologias da Informação e Comunicação, às Ciências da Computação e ao Pensamento Computacional. Com recurso às seguintes aplicações/plataformas informáticas: Classroom, Drive, Gmail, Docs, Slides, Formulários e UBBU. Participação na atividade, de âmbito internacional, "A Hora do Código", desenvolvida nas duas primeiras semanas de dezembro.

No 2.º período, os alunos foram introduzidos à programação com a plataforma Scratch e/ou continuaram a utilizar a plataforma UBBU. No Scratch, aprenderam conceitos básicos de pensamento computacional e a criar cenários e personagens, manipulando-os para criar histórias e animações. Os alunos desenvolveram habilidades como a resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade, essenciais para a programação e para resolver problemas do dia a dia. O "Dia da Internet Mais Segura de 2024" foi celebrado para ensinar práticas de segurança online, promovendo a consciência e responsabilidade digital.

No decorrer do terceiro período, manteve-se a utilização das plataformas de aprendizagem Scratch/UBBU, explorando-se os conteúdos relacionados ao desenho com a caneta, nomeadamente formas geométricas, bem como estruturas de decisão e de repetição, variáveis e operadores. Além disso, foram abordados diferentes tipos de sensores, como os de cor, pergunta e resposta, que enriqueceram a compreensão dos alunos sobre a interação entre o software e o hardware. Algumas turmas tiveram a oportunidade de trabalhar com o MicroBit, uma placa programável, para desenvolver projetos práticos. Um dos destaques foi a criação de um programa para gerar números aleatórios, simulando as faces de um dado, o que envolveu o uso de estruturas de repetição e variáveis. Outras atividades incluíram a programação de sensores de nível de luz, temperatura e microfone, que permitiram aos alunos entender a aplicação de sensores em projetos reais. Os robôs mBot2 e Dash também foram explorados durante este período. Os alunos manusearam os robôs e utilizaram as respetivas aplicações de programação por blocos para criar movimentos e comportamentos. Com o mBot2, os alunos aprenderam a programar o robô para responder a comandos de luz e som, explorar percursos e realizar tarefas específicas. No caso do Dash, os alunos utilizaram a aplicação Wonder para controlar o robô, programando movimentos, sons e interações diversas, consolidando assim o seu conhecimento em robótica e programação de forma prática e divertida. Foram adotadas metodologias ativas de aprendizagem, nomeadamente a aprendizagem baseada em problemas, em que os alunos foram desafiados a resolver questões trabalhando em grupo para identificar soluções e adquirir conhecimentos relacionados ao tema abordado; a aprendizagem baseada em projetos, na qual os alunos participaram em projetos que envolveram investigação, planeamento, execução e apresentação de um produto ou resultado final; e a aprendizagem por descoberta, em que os alunos foram desafiados a explorar ativamente, experimentar e resolver problemas para descobrir conceitos e princípios. Cada uma dessas metodologias tem como objetivo promover a participação ativa dos alunos, o desenvolvimento de capacidades e a construção do conhecimento de forma mais significativa.

Na globalidade os alunos demonstraram muito interesse nos conteúdos abordados, apreendendo com muito entusiasmo os temas e participando ativamente nas atividades propostas. Pelo entusiasmo e participação dos alunos considera-se que o projeto está a corresponder às expetativas dos alunos, dando uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador e das suas potencialidades.

Professora Rosa Cruz( Prof. Informática)

Suporte Básico de  Vida

18/04/24

Saber fazer suporte básico de vida é uma habilidade essencial que todos deveriam ter, pois pode ser crucial para salvar vidas em situações de emergência. Ao longo do 2ºperíodo, o Enf Rui Resende da UCC de Anadia, realizou várias formações em sala de aula, para todas as turmas de 9º ano do Agrupamento e ainda na Mostra de Sabores e Saberes com Ciência. O Suporte Básico de Vida (SBV) é o conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada. Faz parte da cadeia de sobrevivência e consiste em duas ações:

- compressões torácicas (para fazer o sangue circular)

- ventilações (para dar oxigénio aos pulmões)

O suporte básico de vida pode prevenir lesões dos órgãos vitais, como o cérebro e coração, aumentando a probabilidade de sobrevivência com qualidade de vida. A pandemia covid-19 exigiu um ajuste nos procedimentos de suporte básico de vida com vista a minimizar o risco de contágio. Neste contexto, não são realizadas ventilações. O conhecimento sobre o SBV na população escolar pode melhorar os resultados de uma paragem cardiorrespiratória, devendo os jovens desenvolver competências nesta área. Perceber a importância do SBV e saber realizá-lo corretamente emerge, assim, como uma questão de cidadania!

CAMINHADA PELO CORAÇÃO

24/05/24

Caminhar e coração de mãos dadas, uma atividade enraizada numa comunidade educativa e na identidade de uma escola. Ao mesmo tempo que se comemorou o mês do coração, consciencializou-se toda a comunidade para a importância do exercício físico e da alimentação saudável. Fomentou-se a abertura da Escola à comunidade e promoveu-se a articulação entre o ensino formal e não formal a vários níveis. O nível de envolvimento de alunos foi grande, sendo também elevado o envolvimento dos professores e das famílias, com um grau de satisfação muito grande por parte de todos. Foi ainda realizado o evento DizFruta que consistiu na exposição/degustação de fruta laminada e informação nutricional das diferentes variedades, atividade realizada em parceria com o Projeto RYHEALTH.

WORKSHOP ARTE COM CIÊNCIA

18/04/24

"Não há ciência sem imaginação nem arte sem factos"

Este workshop permitiu aos alunos o contato e experienciação de uma técnica de impressão de imagem completamente nova, para eles. Houve lugar para uma contextualização científica, seguida da prática expressiva/artística. Todos os alunos manifestaram muito interesse e empenho nesta atividade. 

MOSTRA DE SABERES E SABORES

Mostra de sabores regionais com enfoque nos produtos biológicos. Divulgação de materiais produzidos nas diferentes disciplinas ao longo do ano e realização de uma feira da ciência - ação colaborativa com o parceiro Quinta Biológica Aidos da Vila. 

As atividades desenvolvidas possibilitaram trabalho de cariz interdisciplinar, envolvendo as áreas das Ciências com outras áreas disciplinares, numa abordagem STEAM, de modo a contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade Todos os momentos vividos possibilitaram a criação de ambientes de aprendizagem impulsionadores do entusiasmo pela Ciência, pela aprendizagem ao longo da vida e por um convívio e interações saudáveis.

SeMENTES de Ciência

À descoberta da Quinta Biológica Aidos da Vila, constituiu um projeto de base interdisciplinar, colaborativa, e construtiva, entre investigador, educadores e crianças. Nele, as crianças questionaram, exploraram, experimentaram, plantaram, e levantaram novas questões, em torno da biologia e ecologia existentes na Quinta, as relações entre a biodiversidade, o envolvimento do homem na convivência entre biodiversidades através da exploração multifuncional e sua importância para a conservação do ecossistema. Como acreditamos que as crianças aprendem mais quando são encorajadas a explorarem, a interagirem, a serem criativas, a seguirem os seus próprios interesses, promovemos a sua participação ativa com o desenvolvimento das Oficinas de Conservação da Biodiversidade, com o Projeto SEEDS-sementes empreendedoras para o desenvolvimento sustentável.

CONVERSAS com CIÊNCIA

18/04/24

Numa cultura de ambiente colaborativo, motivacional e de proteção, 2 cientistas do CENTRO INTERDISCIPLINAR de INVESTIGAÇÃO MARINHA e AMBIENTAL da U.P. vieram até à escola para orientarem o Workshop teórico-prático "Construção de um Charco no jardim da Escola": um verdadeiro laboratório vivo para as aulas de Ciências Naturais.

Esta formação sobre os charcos, revelou-se uma valiosa ferramenta para a exploração pedagógica e conservação da biodiversidade, permitindo que fossem exploradas as temáticas biodiversidade, a importância dos charcos, bem como as ameaças que atualmente atravessam.

De uma forma arrojada, procuramos que este projeto possa servir para enriquecer a escola com mais recursos, motivações e compreensão que no nosso planeta há uma liberdade de ingresso que tem como contrapartida a necessidade de observância de regras resilientes de proteção, conservação, sustentabilidade e valorização por parte de cada um.

Últimas notícias


Este percurso com início na Escola Básica de Vilarinho do Bairro e chegada à Lagoa de Torres, pretende sensibilizar a Comunidade Educativa para a proteção ambiental e proteção da saúde, desenvolver hábitos de vida saudáveis, envolvendo toda a comunidade em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem-estar.

Aula de Campo

19-05-2023

A serra da Estrela é um território que encerra em si uma geografia muito particular, com uma paisagem única, reflexo de milhões de anos de evolução e reconhecida pela UNESCO como Geopark Mundial.
Dinamizar uma atividade no Geopark, mais do que uma caminhada, pretendeu-se que fosse um evento que colocasse a ciência ao serviço dos alunos.
O território...

Esta atividade teve como objetivos: desenvolver nos alunos a criatividade em ciências da computação; promover uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador; contribuir para o desenvolvimento do pensamento computacional; utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano;...

Gestos que salvam! – Saber fazer Suporte Básico de Vida - formação realizada pelo Enfº Rui Resende da UCC de Anadia, no âmbito das atividades do Clube Ciência Viva.

Este workshop permitiu que os alunos percebessem e aplicassem algumas características da visão em perspetiva e trabalhassem a síntese aditiva da cor.

Foi desenvolvida uma conversa com Professoras da Universidade de Coimbra, estimulando o pensar a ciência com os alunos, aliando a educação, a arte e o desporto, preparando os nossos alunos para uma sociedade que é caracterizada pela complexidade e imprevisibilidade, tudo isto, num contexto de rápidas transformações sociais, avanços científicos e...

Venda de produtos hortícolas provenientes das famílias da comunidade escolar, promovendo assim a economia circular e divulgação de materiais produzidos nas diferentes disciplinas ao longo do ano. Pretendeu-se desenvolver uma cidadania responsável, sensibilizar toda a comunidade educativa para a promoção da saúde, fomentar hábitos de vida saudáveis...

JI do Agrupamento de Escolas de Anadia presentes na EB de Vilarinho do Bairro no âmbito do CCV "seMENTES de CIENCIA".

Esta atividade pretendeu devolver o hábito de comer sopa à refeição e incutir nos mais novos hábitos de alimentação saudáveis, e envolveu a participação ativa dos encarregados de educação. A confeção das sopas ficou a cargo dos mais velhos. O objetivo foi ter pelo menos uma sopa por cada turma.

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